
Com a inovação tecnológica, alguns processos de trabalho que antes eram feitos de forma mais complexas e que tomavam um tempo maior, foram substituídos por novos formatos digitais que mudaram a forma como as empresas se organizam. Temos como exemplo a substituição do uso de papéis para programas de anotações online, dentre outros formatos que vamos citar ao longo do texto.
Esses novos processos digitais disruptivos não alteram, obrigatoriamente, o produto ou serviço que a empresa oferece, mas, mudam a forma como são estruturadas, exigindo uma atualização para as novas tendências do mercado.
Estamos falando aqui de Transformação Digital, isso quer dizer que a forma como uma empresa se relaciona internamente e externamente é de forma digital, porém, isso não implica em migrar para o mercado de produtos digitais. São pequenas mudanças no dia a dia que criam um mindset digital em toda a gestão da empresa.
Podemos citar essas pequenas mudanças como: o uso de armazenamento nas nuvens; programas como Word, Excel e Power Point sendo acessado e editados por duas pessoas simultaneamente (em uma versão online); toda a gestão de tarefas sendo organizadas digitalmente (com programas como o Trello); reuniões por webconferências e por aí vai.
Essas ferramentas possibilitam o acesso a qualquer momento e de qualquer lugar, desprendendo as pessoas da necessidade de ter um local fixo para o seu trabalho.
Isso tudo responde a pergunta do título desse texto: ser uma empresa digital é questão de sobrevivência sim e essa transformação não está em vender apenas produtos digitais, mas, otimizar todos os processos do seu modelo de negócio de forma digital.