
Qualquer empresa, independente do tamanho dela, pode utilizar o meio digital para alavancar o próprio negócio. Para isso, é necessária a divulgação na internet. Agora, vamos ver os 4 pilares para divulgar na internet:
1 Quem faz parte do seu público?
Quem são as pessoas que consomem o que você oferece? Para saber melhor, utilizamos o termo técnico “Persona” que define o seu público.
A Persona é um perfil fictício com base em dados reais. Ou seja, você realiza uma pesquisa com clientes ou até mesmo na internet. Ao obter dados a partir desta pesquisa, você passa a detalhar a sua persona.
Há uma diferença principal entre público-alvo e persona. O público-alvo possui pouquíssimos dados e é feito de forma bem generalizado.
A persona possui informações específicas, como: nome, idade, gostos, dores, animais favoritos, séries, livros e filmes que ela gosta e etc.Com essas informações você define o perfil da persona.
Com esses dados, você consegue chegar no mapeamento da dor da persona. O que é a dor? Ela nada mais é do que a solução que o seu produto oferece para a necessidade da persona.
Sua persona não está a procura de um produto ou serviço e sim de uma solução para o que ela precisa. Por isso, conhecer bem a sua persona faz parte do processo de venda.
No final das contas, você não vende nada através do Marketing Digital, você apenas apresenta a solução de problemas e as pessoas te procuram e compram porque elas precisam.
O aconselhável é que você possua no máximo 3 personas, porque mais que isso pode te deixar um pouco confuso. Após definir suas personas, é hora de montar sua estratégia!
2 Defina o conteúdo
Pense comigo, a pessoa tem o primeiro contato com a sua empresa, ela precisa se interessar por algo que a atraia. Se o seu conteúdo não for instigante para ela, provavelmente ela não terá continuará com o seu negócio.
Os conteúdos que você irá postar são definidos a partir da sua estratégia. Você já deve ter idealizado o que postar de acordo com um planejamento, baseado na sua persona. Você não pode postar algo que não condiz com o seu público, que não faz sentido algum para a sua persona.
Um exemplo fictício é que sua empresa é um PetShop e o seu público é mais voltado a idosas que possuem gatos. Você não vai postar nada relacionado a jogos online, porque a sua persona não está interessada nesta área.
Você pode ter descoberto ou feito o melhor jogo online do mundo, mas se sua persona não gosta disso, este conteúdo não tem valor para ela.
Definir os interesses de sua persona faz parte da sua estratégia e assim você pode definir qual tipo de conteúdo será postado!
O termo técnico para conteúdos é Inbound Marketing. Se trata da arte de atrair os clientes até você e não de você correr atrás dos clientes. Através do seus conteúdos digitais as pessoas se interessam pelo seu negócio.
É como uma venda subliminar. Você quer vender, mas não deixa isso claro, você apenas gera conteúdos de valor que interessem a alguém e posteriormente essa pessoa compra o seu produto porque ela entende que precisa disso!
3 Defina um Calendário Editorial
Definir um calendário editorial faz parte do processo de divulgação. Não está diretamente relacionado, mas ainda sim faz parte da divulgação.
O calendário editorial serve para você se antecipar em relação às postagens dos seus conteúdos. Imagine que você possui 30 dias em um mês e nesse período, quantos posts serão feitos? quantos conteúdos serão gerados para o seu público?
Conteúdos podem estar relacionados a vídeos, podcasts, textos e afins.Tenha em mente seus conteúdos, desenvolva-os e encaixe nos dias de postagens que você determinar.
Ou seja, você irá definir datas e horários para postar seus conteúdos. O melhor a se fazer é usar ferramentas que analisam a interação e retorno do público com o seu conteúdo.
Assim, você confirma o que tem melhor aceitação e pode sempre inovar nos conteúdos voltados à sua persona.
Pense que com um calendário editorial, onde você tem as datas e horários para os seus posts, você ficará muito mais organizado. Por isso utilizá-lo vale tanto a pena!
4 Anúncio
Por último, vem a parte de anunciar. Tudo o que você posta nas redes sociais não é visto por todos os seus seguidores, e sim apenas por uma baixa porcentagem deles.
Anunciar é alavancar os resultados, obtendo mais seguidores, clientes em potencial, tudo isso porque o seu alcance é maior. Não se engane pensando que não será preciso investir.
Todo negócio requer investimento e no Marketing Digital não é diferente. Invista em anúncios, mas acima de tudo, invista da forma correta. Não vale a pena impulsionar seus posts nas redes sociais se eles não estiverem bem direcionados.
Cada passo estabelecido aqui é importante e um complementa o outro. Você deve ter uma persona bem definida e gerar um conteúdo de qualidade para a sua rede social e quando você impulsionar suas publicações você terá um engajamento maior!
Há uma diferença entre o público orgânico e o público não orgânico.
Público orgânico é o que naturalmente encontra suas redes sociais, blog e etc por conta própria, ela pesquisa por conta de uma necessidade e acaba seguindo você porque se interessa pelo seu conteúdo.
Público não orgânico é aquele que você busca, ou seja, através dos anúncios você consegue mais seguidores e resultados. Para isso, é preciso anunciar e gerar conteúdo de qualidade.
Ao fazer isso, seus anúncios podem ter um resultado bem melhor. Para auxiliar você nessa etapa, você pode usar ferramentas como Google Ads e Facebook Business que são responsáveis pelos anúncios nas redes sociais como Instagram, Youtube, Facebook e etc.
Lembre-se que o Marketing Digital se trata de fazer, observar os resultados e tentar melhorá-los cada vez mais. É uma jornada em que você aprende efetivamente na prática, não tenha medo de começar porque pessoas procuram por soluções que você oferece, independente do seu seguimento.