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3 Maneiras infalíveis de planejar os seus conteúdos

Menina pensativa

Talvez você nunca tenha percebido a importância de conhecer seus clientes, mas quando você os conhece melhor, você percebe que a venda fica muito mais fácil.

Quando você sabe o que o seu cliente busca, você oferece exatamente aquilo que ele precisa. Não adianta você tentar empurrar vários produtos ou serviços, se ele não precisa daquilo, provavelmente ele não irá comprar.

Quando você vai em uma loja de sapatos e você procura por algum modelo de cor escura, não adianta o vendedor da loja te oferecer o modelo claro. Isso mostra que é necessária uma sondagem, é preciso saber o que o cliente gosta e o que ele precisa.

Assim você vai direto ao ponto e consegue vender muito mais facilmente. Sem empurrar nada, apenas oferecendo aquilo que o cliente busca. Isso gera credibilidade para você e mostra que você realmente está interessado em ajudar o cliente e não em conseguir o dinheiro dele de qualquer jeito.

Isso mostra a importância de conhecer os seus clientes e pode fazer com que eles voltem, mostrando que confiam no seu produto, serviço e até mesmo em você!

1 – Conteúdos através da DOR

Cada cliente possui uma dor. E o que é a dor? A dor é uma necessidade. Imagine que você está com fome, então sua dor nesse momento é a fome, isso quer dizer que você precisa de algo para comer. E a solução para a sua dor é te oferecer algo para comer. 

Você compra o meu produto porque está com fome, porque você precisa se alimentar. Por isso eu ofereço aquilo que pode te ajudar. Seguindo o mesmo exemplo da loja de sapatos, você compraria o modelo preto porque precisa ou porque prefere um modelo escuro e não claro. Não adianta eu oferecer algum modelo claro porque você não vai comprá-lo.

Você precisa saber qual é a dor do seu cliente. O que ele mais precisa e como o seu produto ou serviço vai ajudá-lo. Quando você define esses pontos, você percebe que você não está mais vendendo e sim as pessoas que estão comprando.

Quando você entende esse conceito, você pode criar conteúdos com uma qualidade muito melhor. Porque nos seus conteúdos vão conter tudo o que o seu cliente busca! Você pode criar conteúdos baseados na dor dos clientes.

Imagine que você possui um petshop e a maioria dos seus clientes tem um problema em comum: manter o pet sem pulgas

Isso é ótimo para que você consiga criar algo relacionado a esse assunto, você pode postar um vídeo, escrever um texto, fazer um ebook ou até mesmo um podcast de “como manter seu pet sem pulgas”.

Seria ótimo para os seus clientes do petshop, porque essa é a dor deles e eles iriam consumir esse conteúdo porque precisam disso, ou melhor, essa é a solução para a dor deles.

2 – Conteúdos através das Crenças Limitantes (Objeções)

Uma das partes mais difíceis da venda  é quando começam a surgir objeções. Os clientes naturalmente possuem crenças limitantes que podem impedi-los de comprar o seu produto.

Se anteceder a isso é perfeito para mostrar credibilidade e fazer que o cliente adquira o seu serviço sem questionar. Para isso, basta você perceber quais são as principais objeções criadas por seus clientes e criar conteúdos sobre esses assuntos.

Seguindo o exemplo do Petshop, imagine que os seus clientes ficam em dúvida sobre a qualidade dos serviços que você oferece. Então crie conteúdos sobre isso.

“Será que o meu cachorro será bem limpo durante o banho nesse PetShop?” – Pense que essa é uma dúvida dos seus clientes, então você desenvolve um conteúdo especificando a qualidade e benefícios que o banho do seu petshop oferece.

Você pode seguir a mesma linha de raciocínio para   objeções como “não tenho dinheiro” e outras que podem surgir ao longo do tempo. Pegue essas crenças limitantes e se antecipe!

Isso quebra as objeções dos seus clientes e faz com que eles comprem de forma muito mais segura, eles se sentem mais confiantes e acabam adquirindo sem preocupação.


3- Conteúdos através das dúvidas (FAQ)

O FAQ é uma excelente ferramenta para gerar conteúdos. Os seus clientes provavelmente podem ter dúvidas sobre coisas relacionadas ao seu produto ou serviço. Use isso a seu favor!  Você pode pegar as dúvidas dos clientes e transformá-las em conteúdos valiosos para o seu público.

Outra pessoa pode ter a mesma dúvida e isso significa que você irá se precaver, dando uma resposta antes que a pergunta seja feita novamente. Isso passará grande confiança ao cliente em potencial. 

FAQ vem do inglês e significa “frequently asked questions”, em português “perguntas mais frequentes”. 

Como são perguntas frequentes, quer dizer que você pode criar conteúdos baseados nessas perguntas e antes mesmo que o seu público questione, você entregará uma excelente resposta. 

A credibilidade aumenta muito e você ainda pode conseguir um melhor resultado. Por isso, crie conteúdos baseados nas perguntas mais frequentes e você verá uma grande diferença!!

Saber o que NÃO POSTAR por vezes é melhor do que saber o que postar

É preciso ter muito cuidado para não postar conteúdo de baixa qualidade ou que não faça sentido nenhum para o seu cliente. 

Se o seu cliente é vegano, você não posta nada com carnes. Caso contrário, o seus resultados serão baixos porque esse conteúdo não agrega nada ao seu cliente vegano. 

Mas, se você postar algo relacionado à proteção de animais, este cliente vegano irá criar um vínculo com a sua empresa e acabará se interessando mais ainda por seu produto ou serviço.

Por isso é preciso reconhecer que há coisas que você não deve postar, para manter uma boa imagem e para você saber o que postar ou não, basta reler o tópico um, sobre conhecer o seu cliente. 

Você pode perceber agora a real importância de conhecer o seu cliente e como tudo se encaixa. Tenha em mente para quem você pretende vender algo e conheça essa pessoa. Isso poderá mudar os seus resultados!


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