
A disrupção digital é termo usado para explicar a mudança que ocorre quando uma tecnologia digital substitui os modelos tradicionais, ou seja, quando um novo formato supera algo já existente.
Essa mudança afeta o ambiente de negócio e também a sociedade, temos exemplos de empresas que tiveram medo de mudar o seu modelo de negócio e lançar um novo produto que poderia matar o seu carro-chefe, como a Kodak, que era líder no mercado, mas teve receio de lançar a câmera digital e perder o seu mercado. O grande problema desse “medo” é que cedo ou tarde a disrupção aparece. Exemplo disso é que a câmera digital foi lançada (por outra empresa) e isso praticamente acabou com o mercado da Kodak.
De outro lado, temos um conceito pouco estranho de se falar, porém, extremamente necessário pra evitar isso tudo. Estamos falando de CANIBALISMO!
Isso mesmo, canibalismo é não ter medo de lançar uma nova solução que possa colocar em risco o seu próprio mercado. Como exemplo de canibalismo, podemos citar a Apple, que não se preocupou em lançar o iPhone mesmo com as vendas em alta do iPod.
Essa atitude de auto-canibalismo é uma dádiva que poucas empresas teriam a coragem de praticar. O grande fato é que todo produto tem prazo de validade e cedo ou tarde ele se torna obsoleto.
Empresas que aderem o auto-canibalismo sabem muito bem disso e o seu mindset diz: já que o meu mercado vai mudar mesmo, então que eu seja o condutor dessa mudança.