
O Marketing Digital envolve diversos termos específicos que são simples, mas não usual para quem não tem muito contato com este tipo de negócio.
É comum que haja uma confusão entre Personas e Público-Alvo. Mas, vamos desvendar cada um deles agora, para que você aplique isso no seu negócio com a convicção de que está fazendo a coisa certa.
Ao final da sua leitura você terá uma comunicação melhor com o seu público e com a sua persona para te ajudar a vender mais ainda.
Público-Alvo
A maioria das pessoas está acostumada a ouvir este termo devido a recorrência do uso nos negócios. O conceito está relacionado a quem o produto ou serviço será destinado, enfim, é basicamente isso.
Para definir que é o seu público alvo, basta focar em informações simples, como local, características de idade e gênero, até mesmo a renda, por exemplo.
Vou deixar o exemplo de um público alvo de uma empresa de calçados: Mulheres de 20 a 27 anos, que moram em São Paulo, e são consideradas parte da classe C.
Isso é a demonstração de como seria retratado o público alvo desta empresa fictícia. Ou seja, é uma escala muito grande e não assertiva, podendo dar baixos resultados.
Persona
A persona se refere a uma pessoa fictícia criada com dados reais. Você possui um produto e define para quem irá vendê-lo.
Basta realizar pesquisas que te indiquem dados específicos da maioria de pessoas à quem você pretende oferecer o seu produto ou serviço. Assim, você cria um perfil e é para ele que você irá vender.
Para criar este perfil, como foi dito, você pode realizar pesquisas em plataformas digitais como no Facebook, por exemplo, Google e etc. Buscar por tendências, gostos, expectativas, frustrações das pessoas que se encaixam na oferta do seu produto.
Outro meio é a pesquisa para os clientes do seu negócio. A média das pesquisas revelam quem é a sua persona. Suponhamos que após terminar esta etapa, você tenha criado esta persona:
Maria, gosta de sair aos fins de semana. Frequentemente tem cuidado com a pele porque tem medo de envelhecer precocemente. Ela tem 24 anos e vive em São Paulo. Gosta de gatos, mas não de cães.
Você já sabe o que oferecer melhor para a sua persona. Os seus conteúdos, os seus posts, os seus produtos serão feitos de acordo com as preferências dela.
Afinal, a sua persona é a média de várias pessoas e isso torna tudo mais fácil no momento da venda.
Agora que você já sabe as diferenças entre persona e público alvo, você pode definir sua própria persona e aumentar as chances de bons resultados para o seu negócio.