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Crie o seu Roteiro para as Personas do seu projeto

Considerando a importância da persona para o sucesso de uma campanha de marketing digital, vale a pena seguir um roteiro para a criação do cliente ideal. Lembre-se, as personas bem elaboradas facilitam calibrar a campanha para que os investimentos sejam bem direcionados e alcancem os resultados pretendidos.

Outra vantagem de ter uma persona bem elaborada, ou documentada, é a defesa do perfil junto aos demais membros da equipe da agência. As informações da persona poderão ser compartilhadas para análises.

Pois bem, vamos ao roteiro. Ao seguir esse roteiro a persona ganha forma:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Dores ou Frustações;
  • Metas pessoais;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Jeito de viver, estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra.

Uma dica importante é colocar um nome para a persona. Isso facilita a personalização. Imagine um documento com uma foto do personagem. Sim, fictício mesmo. O importante é o exercício de empatia.

Outra técnica que facilita a elaboração das campanhas é focar na solução que a persona procura, não no produto em si que a campanha irá trabalhar. Lembre-se que as técnicas de Inbound Marketing são estruturadas para que o cliente encontre a solução ou produto que a campanha oferece. A empresa não vai atrás do cliente como as campanhas tradicionais. O Inbound Marketing explora os mecanismos de buscas e os canais que o cliente utiliza.  


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