
Considerando a importância da persona para o sucesso de uma campanha de marketing digital, vale a pena seguir um roteiro para a criação do cliente ideal. Lembre-se, as personas bem elaboradas facilitam calibrar a campanha para que os investimentos sejam bem direcionados e alcancem os resultados pretendidos.
Outra vantagem de ter uma persona bem elaborada, ou documentada, é a defesa do perfil junto aos demais membros da equipe da agência. As informações da persona poderão ser compartilhadas para análises.
Pois bem, vamos ao roteiro. Ao seguir esse roteiro a persona ganha forma:
- Idade;
- Cargo;
- Hábitos;
- Dores ou Frustações;
- Metas pessoais;
- Crenças;
- Hobbies;
- Jeito de viver, estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Quais mídias preferem;
- Quem os influencia;
- Quais tecnologias usa;
- Onde busca informação;
- Critérios de decisão na hora da compra;
- Momento da jornada de compra em que se encontra.
Uma dica importante é colocar um nome para a persona. Isso facilita a personalização. Imagine um documento com uma foto do personagem. Sim, fictício mesmo. O importante é o exercício de empatia.
Outra técnica que facilita a elaboração das campanhas é focar na solução que a persona procura, não no produto em si que a campanha irá trabalhar. Lembre-se que as técnicas de Inbound Marketing são estruturadas para que o cliente encontre a solução ou produto que a campanha oferece. A empresa não vai atrás do cliente como as campanhas tradicionais. O Inbound Marketing explora os mecanismos de buscas e os canais que o cliente utiliza.