fbpx

Como utilizar o marketing digital em negócios físicos

Sim, o marketing digital pode e deve ser utilizado para potencializar os negócios físicos, apresentando resultados surpreendentes. Mas os resultados estão diretamente relacionados ao planejamento, das estratégias e da visão de comunicação, ou seja, o grande segredo está em investir em comunicação integrada.

A ideia do marketing digital tem muito a ver com relacionamento com os seus clientes. Quando falamos em um negócio físico, pressupomos que as estratégias de comunicação sejam voltadas para uma segmentação geográfica, ou seja, o foco inicial é atrair pessoas mais próximas.

O atendimento personalizado, olho no olho, deve ser explorado ao máximo como um grande diferencial, assim como as comodidades de estacionamento e locomoção. Estamos nos referindo a pequenos negócios.

A comunicação digital pode sim, explorar esses fatores da proximidade, criando estratégias promocionais para este público, buscando sim, mais engajamento com foco bem segmentado.

Esta é uma das vantagens do marketing digital local: foco em nichos bem definidos. A primeira lição de casa para isso é conhecer com mais profundidade o perfil do público. Estamos falando do comportamento e hábitos dos consumidores.

Cultura Digital tem a ver com criatividade

A cultura digital é muito interessante justamente por conduzir o empresário a aprofundamentos no conhecimento do seu público. Inclusive, existem ferramentas digitais que permitem extrair informações valiosas dentro de um contexto promocional. 

São coisas simples de fazer, basta ter iniciativa. A coleta de informações do comportamento do seu público pode auxiliar a lançar campanhas que agreguem valor aos interesses dos filhos dos seus clientes, por exemplo, permitindo fechar redes de parcerias estratégicas de benefícios. Basta usar a criatividade.

O marketing digital pode ser aplicado a qualquer negócio. Essa visão tem como fundamento a classificação dos clientes em grupos e características, identificando clientes mais relevantes.

Essa inteligência de classificação direciona e otimiza recursos de marketing, oferecendo mais vantagens para quem realmente merece. O marketing digital pode dar respostas precisas com relação ao melhor horário e exposição dos produtos.

Esse assunto é amplo, mesmo por que, temos que considerar que todo segmento tem suas características muito específicas e as estratégias digitais também levam em consideração os segmentos de cada negócio.

Quando falamos em vender pela internet, o assunto é mais especializado, relacionado a um e-commerce. Neste caso, o modelo de negócios é outro. O foco do marketing digital para negócios físicos, em primeira instância, é atrair e valorizar os clientes para o espaço físico, para valorizar a experiência de compra, dando segurança e comodidade. 

Ferramentas integradas

Quando falamos em marketing digital abrimos um leque de ferramentas que auxiliam uma série de ações integradas, não pensando somente no digital. O web analytics, por exemplo, é uma ferramenta que nos permite entender o comportamento dos  nossos públicos nas redes sociais. 

A partir daí, basta criar estratégias para conectar o seu público de interesse. 

O uso de e-mail marketing também é interessante. No entanto, deve estar envolvido em um contexto de relacionamento estruturado para manter a lista de e-mail aquecida, sempre com conteúdos relevantes. 

Imagine um lego. Todas as ferramentas e plataformas digitais, quando bem coordenadas, podem apresentar resultados surpreendentes. Neste mundo, inclui-se o geomarketing que nos permite fazer a leitura do comportamento de quanto tempo permaneceu em cada lugar, por exemplo. 

Com essa visão, um simples flyer pode ser potencializado com estratégias digitais, integrando os canais de comunicação, inclusive, levando-se em consideração os links patrocinados, que permitem determinar a região de exibição dos anúncios, reforçando campanhas específicas promocionais e sazonais. 

Quando essa visão é bem planejada, o Facebook funciona muito bem, valendo-se de muitos recursos na Fanpage, onde é possível indicar que se trata de um negócio local, facilitando as buscas na rede social.

Estrategicamente é importante valorizar a sua região, ligando o seu público ao bairro. Essa estratégia também é aderente à audiência dos buscadores locais que são porta de entrada das pessoas na internet. Vale destacar que toda estratégia de divulgação deve levar em consideração o Google. Essa plataforma garante grande visibilidade a sua marca, com grande chances de ranquear em busca orgânica, reunindo informações de diversas empresas locais, atraindo pessoas que estão em busca de produtos e serviços específicos.


Relacionados


COMENTÁRIOS