
Sem dúvidas, o mercado de infoprodutos (cursos online) está em alta e ainda tem muita gente interessado em entrar para esse nicho.
Estamos falando da possibilidade de negócio extremamente escalável e capaz de oferecer o que todos os empreendedores busca: dinheiro e qualidade vida.
Os produtos digitais são sim uma extensão da Educação a Distância, um braço que não explorado pelas IES, que tem o seu foco no ensino superior.
Mas, será mesmo que lançar um infoproduto se resume apenas em disseminar o conhecimento através de vídeos e e-books?
Com certeza não! Existe uma diferença imensa na lógica de vender treinamentos online e produtos digitais.
Com base nisso, separamos 5 verdades que você precisa saber antes criar um curso online. Leia atentamente e depois não diga que não avisamos!
1# O ativo de um infoproduto não é apenas conhecimento!
Existe uma grande diferença de mindset entre o Tutor (EAD) e o Infoprodutor.
O tutor de EAD tem o seu foco em ensinar algo apenas, transmitir seus conhecimentos para o aluno pra e avaliar o seu desempenho durante o curso. Já o infoprodutor deve ter o seu foco em ajudar o aluno a resolver algum problema real.
Isso mesmo, um infoproduto não pode ter foco apenas em conhecimento, mas, em resolver a DOR do seu público. Essa DOR pode ser alguma frustração, dificuldade ou necessidade de quem compra o curso.
Então, encare a realidade: Você não vai vender curso online, você vai vender SOLUÇÃO!
2# Você precisa validar essa DOR!
Pense comigo, toda solução só tem sentido se antes houver um problema, certo?
Aqui está o grande erro de muitos infoprodutores: criam um curso online (solução) sem antes validar e testar o problema!
Ao contrário de que muitos pensam, a solução não nasce antes do problema. Na verdade, o problema existe e com base nele, criamos uma solução.
Você precisa testar essa dor. Talvez lançar um e-book relacionado ao tema, ver como o público se relaciona com ele e assim ter todas as métricas confirmando a necessidade desse futuro curso.
3# É necessário construir a sua autoridade digital!
Resumidamente, autoridade digital é o que posiciona você como um especialista no assunto e garante que você tenha o principal ativo na internet: a atenção.
Sim, existe muita informação na internet e prender a atenção do usuário não exige apenas um conteúdo de qualidade. É necessário criar empatia com público, um relacionamento entre a audiência e o produtor.
O termo que usamos aqui é perfeito: construção.
Sim, estamos falando de um processo diário e que exige muita atenção. Cada detalhe pode ferir a sua imagem na internet e destruir a sua autoridade digital.
Então, de hoje em diante, preste muita atenção na qualidade dos seus conteúdos e seja chato com a perfeição, afinal, estamos falando do seu nome não é mesmo?
4# Lista de LEADs é chave das vendas online!
LEAD é um potencial cliente para o seu negócio. Basicamente é uma pessoa que ainda não comprou o seu produto, mas, deixou um telefone ou e-mail com você pra quem sabe, comprar lá na frente.
Hoje, o conceito de lista é muito forte no marketing digital. Você precisa ter uma lista com esses LEADS e aprender a se relacionar com eles.
Não seja o chato que aparece apenas quando quer vender algo. Crie um calendário de conteúdos para enviar gratuitamente para a sua lista. Além de ajudar na autoridade digital, esse relacionamento abre portas para vender no futuro.
Nossa sugestão é oferecer um e-book gratuitamente em seu site em troca do contato desse LEAD. Com certeza o usuário vai se interessar em receber um material gratuitamente em troca do seu contato.
5# Feito é melhor que perfeito, comece já!
Esse ditado resume a vida dos infoprodutores. A versão inicial de um curso online não chega nem aos pés da versão atual. Pode ter certeza que esse produto foi aprimorado com base nos feedbakcs dos alunos.
Estamos falando de lançar um protótipo que seja capaz de validar a dor das personas e ainda colher a opinião dos usuários.
Nossa sugestão é lançar um e-book relacionado ao tema e testar a aceitação do tema. O custo é baixo e a entrega é imediata para o usuário. Essa é a estratégia que mais utilizamos aqui no Instituto ICS.
O grande fato é que como tudo nessa vida é necessário trabalho duro para conseguir os resultados desejamos. O mais importante é não desistir do projeto e estar sempre ajustando, corrigindo falhas e descobrindo pontos não explorados do nicho.