fbpx

Persona: o que é e para que serve?

Identificar a persona é algo fundamental para quem trabalha com marketing digital. Mas esse recurso funciona para qualquer negócio, mesmo offline.

Persona pode ser definida como a representação de um perfil de cliente. Estamos falando das características comportamentais e psicológicas. A persona possui as motivações, objetivos de vida, preocupações, hobbies, enfim, todos os traços que podem gerar empatia.

A medida que as personas do seu negócio são identificadas, as estratégias de comunicação e relacionamento são definidas. Ou seja, as campanhas ganham forma e precisão quando a comunicação é elaborada com direcionamento para o perfil da persona.

Nas estratégias de marketing digital para mídias sociais, as personas são definidas com maior precisão, otimizando o investimento de forma mais precisa.

Outra função da persona é o desenvolvimento de novos produtos e serviços. À medida que o estudo das personas é aprofundado a comunicação ganha mais eficiência e pode ser medida com precisão.

No mundo do marketing digital usa-se muito a expressão calibrar a campanha. Ou seja, quando uma campanha não atinge o objetivo esperado, é necessário calibrar. Neste momento, com as personas em mãos, é possível criar estratégias mais eficientes.

Com relação às técnicas para criar a persona, recomenda-se dar um nome fictício e descrever as características inerentes daquele perfil de cliente. Esse elemento é fundamental para identificar toda a jornada de compras dos consumidores.


Relacionados


COMENTÁRIOS