
Os grandes segredos do marketing digital é gerar audiência e buscar a conexão com o público. O relacionamento é uma das chaves do processo. Quando existe interação, bingo, o caminho está correto.
O processo de calibragem das campanhas está diretamente relacionada com o relacionamento com o público alvo. A partir das dúvidas, propostas e interações, os produtos ganham vida orgânica, tendo o relacionamento como elemento central.
Mas esse assunto é muito mais profundo, tendo a ver com estratégias que visam fidelizar os clientes. Dentro desse ponto, sempre é oferecido algo em troca para garantir a satisfação e o sucesso dos clientes.
Essas estratégias representam grandes diferenciais de posicionamento da marca para tecer a conexão com os clientes. Atualmente o relacionamento é a base para a manutenção do cliente, sendo o conhecimento um grande ativo de entrega, essência dos “infoprodutos”.
O grande desafio é conquistar a fidelidade. Mas para isso é necessário fazer uso de muitas ferramentas de automação e métricas, criando estratégias para desenvolver e manter relação de proximidade com benefícios.
O grande segredo é transformar clientes em fãs. E como esse tema exige infraestrutura e estratégias, é necessário desenhar um plano de marketing de relacionamento que envolva todos os atores.
Se a empresa tiver uma base física de relacionamento, for uma loja, por exemplo, os colaboradores devem estar envolvidos com o plano de marketing de relacionamento de forma integrada. Todos os canais de relacionamento devem ser sincronizados com a mesma linguagem.
O marketing de relacionamento é a base para que novos produtos sejam vendidos, sempre pensando na satisfação do cliente. O nível de especialização do marketing de relacionamento é grande, tendo como objetivo máximo que os clientes tornem-se “embaixadores da marca”, ou seja, falem e propaguem a experiência.
Eis aí outra palavra chave: experiência. Somente com uma excelente vivência é possível conseguir as tão preciosas “provas sociais”, o grande trunfo do Marketing de Relacionamento.
O grande detalhe é que o amadurecimento das estratégias de marketing de relacionamento podem ganhar uma dimensão orgânica, tornando algo auto sustentável, com a própria operação pagando os investimentos.
Mas para alcançar esse nível é necessário construir um plano bem estruturado que contemple ações em todas as redes sociais: Facebook,
twitter, Instagram, Youtube, dentre outras, personalizando as experiências em cada uma delas, identificando com clareza cada perfil de cliente, com personas bem definidas.
Na realidade, o patrimônio da empresa que fizer isso será o seu banco de dados, as informações dos seus clientes. O desafio é manter essas “listas” atualizadas e dinâmicas, vivas, bem alimentada, enfim, com a proposta de valor bem atualizadas.
O marketing de relacionamento deve buscar a personalização dos clientes, tratá-los com exclusividade, mantendo o relacionamento estreito por intermédio da identificação dos anseios de cada persona.
Somente assim é possível oferecer produtos que façam sentido, parabenizá-lo em datas especiais, realizar pesquisa de satisfação e até mesmo desenhar programa de bonificações com plano de fidelidade, que permite também manter um constante consulta de feedback.