fbpx

O novo e mais promissor mercado de Infoprodutos!

Todos os indicadores de institutos especializados no mercado digital confirmam que o crescimento do segmento de infoprodutos, produtos entregues virtualmente, são previsíveis. 

2016 foi um marco no Brasil, momento em que as técnicas de funil de vendas foram amplamente difundidas. A partir daquele ano, as marcas de crescimento são elevadas, de forma exponencial. 

O mercado de afiliados é o termômetro mais preciso deste mercado. Este modelo envolve três personagens essenciais: os produtores de conteúdos, ou criadores dos infoprodutos, as plataformas de negócios, responsáveis pela mediação com os clientes e os afiliados, vendedores dos infoprodutos, que são comissionados pelas vendas.

Um dos segredos do sucesso dos infoprodutos reside no nível de especialidade dos produtos. Vender conhecimento tornou-se um negócio extremamente rentável, desde que os resultados sejam comprovados para quem adquire o produto.

Os infoprodutos de qualidade vão ganhando forma à medida que são construídos com uma série de recursos e entregas, valendo-se de e-books, audio-books, vídeos aulas, podcast, dentre outras mídias, a exemplo de Whitepapers, screencasts e webinars.

À medida que o projeto ganha força, as produções são elaboradas para facilitar a vida dos afiliados. O grande desafio é colocar em pé o projeto com entregas que já garantam resultados para os clientes, seja para aperfeiçoar suas habilidades no nicho ou para solucionar um problema.

Um e-book bem estruturado já pode ser um infoproduto de sucesso absoluto, com alto valor agregado em um determinado nicho.

O termômetro mais preciso para medir o crescimento deste mercado é avaliar o crescimento das plataformas de afiliados, que executam todas as operações de mediação e pagamento entre afiliados e produtores. 

As quatro plataformas que distribuem e executam todos os processos de intermediação das vendas dos produtos digitais, envolvendo pagamentos, validações e entregas são: Hotmart, Eduzz, TurboMKT e Monetizze. 

Essas plataformas disponibilizam a infraestrutura de um mercado que aponta cifras bilionárias. R$ 18 bilhões é o número do movimento do setor em 2018. O amadurecimento deste mercado embasa a visão de um cenário muito próspero para 2019, com previsão de crescimento para alcançar os R$ 20 bilhões.

Sabe o que isso significa? Que o marketing digital irá superar a publicidade televisiva em nível de investimento. Atualmente, no Brasil, esse mercado atrai um terço dos valores de investimento publicitários.

Esses números estão diretamente relacionados a todo suporte que os produtores de conteúdos têm para lançarem seus produtos, permitindo muita capilaridade para o mercado bilionário. 

Para a engrenagem funcionar, é necessário integrar todos os processos da operação. Mas isso exige conhecimento de comunicação para criar as narrativas dos projetos, tema diretamente relacionado às estratégias de posicionamento dos projetos.

Mas em linhas gerais, é importante entender que os produtores de conteúdos, além de serem especialistas no que fazem, devem manter ativo um radar de mercado, valendo-se de ferramenta de monitoramento.

Com tudo isso calibrado, aí sim, precisam ter suas áreas de membros para disponibilizar os conteúdos dentro de um ambiente intuitivo e prático.

Os produtores, ao se cadastrarem nas plataformas digitais nas áreas de membros, disponibilizam os conteúdos para serem comercializados, usando uma série de mecanismos para a formação de listas. 

O e-mail marketing deve ser integrado com gateway, sistema de pagamento. As plataformas ganham um percentual pelos serviços da transação e infraestrutura para que cada produtor faça a gestão dos afiliados. 

Após 30 dias da operação de vendas dos infoprodutos, o produtor pode sacar o dinheiro disponibilizado, assim como os seus afiliados, que também são cadastrados na plataforma, condição para que seja permitido acesso aos seus ganhos e a todos os materiais de vendas dos infoprodutos.

Justamente, pelo amadurecimento de todo esse conjunto de fatores e entendimento dos atores que participam dos processos, o mercado de infoproduto reage com tanto vigor, tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento de conhecimento, principalmente relacionados ao empreendedorismo e cultura digital.

A grande vantagem de tudo isso é a possibilidade de iniciar um projeto com pouco investimento para os produtores de conteúdo. O marketing digital é um mundo que substitui a forma tradicional de vendas, do porta a porta. Os promotores de ideias e produtos são os afiliados que participam destes cenários com conhecimento de funil de vendas,especializando-se em nichos e mercados locais, regionais e nacionais.

Quando falamos em infoprodutos, não estamos nos referindo às lojas virtuais, que entregam produtos prontos, no entanto, um infoproduto pode estar diretamente atrelado a produtos físicos, valendo-se das estratégias de funil de vendas.

O avanço do mercado de infoprodutos também envolve a conexão com startups, empresas nascentes de base tecnológica. Mas todo esse movimento é lastreado pela segurança das operações que conectam usuários, afiliados e produtores. O papel das plataformas de marketing de afiliados é justamente prover segurança nas transações, assim como em todos os fluxos de conteúdos.

Saber lidar com as estratégias digitais nas redes sociais é um dos elementos essenciais para colocar em prática as ações de marketing digital. Cada plataforma de rede social possui seus mecanismos e linguagem para ser explorados. Facebook, Youtube, Instagram, Linkedin, dentre outras, cada qual com suas peculiaridades. 

Tudo isso está acessível gratuitamente, no entanto, quando o assunto torna-se profissional, os investimentos são necessários, principalmente para os produtores, especializados nos conteúdos. 

O Instituto ICS oferece todo o suporte necessário de planejamento e produção para colocar em prática o lançamento dos infoprodutos, facilitando a vida dos especialistas na geração dos conteúdos.

“O grande segredo do sucesso dos infoprodutos é o planejamento digital que tem como meta entender o comportamento do cliente para desenhar a jornada de compra no funil de vendas”, afirma Pedro de Souza, CEO do Instituto ICS.

Essa é a essência do mercado de infoprodutos: a experiência do consumidor. E esse estudo se dá na prática, calibrando os detalhes das abordagens. Claro que tudo isso se dá com suporte tecnológico para antecipar as vendas para que seja possível reinvestir na busca de ganhar escala. A automação e a segurança caminham de mãos dadas.

As negociações entre os afiliados e plataforma envolve um acordo de percentual a ser repassado automaticamente, mediante as regras dos pares. A plataforma de pagamento deve finalizar as transações financeiras.

Com relação à estratégia dos produtores, pode-se por exemplo, iniciar um projeto com um ebook. Cursos online, apostilas, livros e manuais também são produtos interessantes ou iscas digitais.

Já da parte dos afiliados, o maior apelo para investir em cursos é a independência financeira, considerando a infinidade de produtos disponíveis no mercado.

Conhecer o nicho e as técnicas das redes sociais são elementos chaves para alcançar o sucesso na condição de afiliado, responsável em fomentar os produtos, pensando quais são as redes sociais mais indicadas, conforme o perfil e comportamento do público. 

O conhecimento do copywrite, gatilhos mentais e narrativas é fundamental para saber produzir as mensagens acertadas. Mas tudo isso faz sentido quando a escolha do infoproduto for acertada.


Relacionados


COMENTÁRIOS