
A nova série “Marketing Digital é para Todos”, do Instituto ICS apresenta fundamentos do marketing digital, comprovando que essa afirmação é uma realidade, mesmo para quem não é expert em tecnologia.
A boa notícia é que a ascensão do marketing digital é previsível. Em todos os níveis de empresas, sejam pequenas, médias ou grandes corporações, o marketing digital transformou-se no principal canal de investimentos para impulsionar os negócios, ou mais especificamente, para gerar vendas.
A grande virada do jogo é que o marketing digital deixou de ser opção e passa a ser obrigatório, independente do porte da empresa, nos mais diversos segmentos. Este cenário deve-se às suas vantagens e vários diferenciais.
Os Números não mentem
Alguns números confirmam essa tendência, ou melhor, realidade:
- A recente pesquisa da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), revela o aumento de investimentos em publicidade digital de 26% em 2017, em comparação a 2017, movimentando mais de R$ 14,8 bilhões.
- Os números não param por aí. Segundo o IBGE a massa crítica de pessoas no Brasil antenadas com esse mundo é na ordem de 13 milhões em 2018.
- Mesmo com toda a crise, com 341,6 mil empresas fechadas nos últimos 3 anos, o Marketing Digital cresce, envolvendo diretamente o segmento da publicidade online.
- A amplitude da expansão do marketing digital nos remete a um segmento promissor em franco amadurecimento, indicando um mercado crescente nos próximos anos: 87% dos brasileiros utilizam algum tipo de rede social e atualmente o marketing digital é o principal investimento de publicidade no Brasil.
Parte do crescimento do Marketing Digital pode ser atribuído à própria crise, pois os empresários, para sobreviverem frente à concorrência são obrigados a procura de novas formas de divulgação.
A vez do Empreendedorismo Digital
Mas o que confirma de fato que o Marketing Digital é para Todos é justamente o crescimento do nicho do empreendedorismo digital, ligado aos profissionais liberais que resolveram mergulhar neste mundo.
Só para deixar mais claro, dentro do universo do marketing digital existem segmentos, dentre os quais: e-commerce, marketing de afiliados e corporativo (B2B).
Quando nos referimos que o Marketing Digital é para todos, estamos nos referindo à todos que tenham conteúdos relevantes para compartilhar e possam fazer a diferença na vida das pessoas para solucionar uma dor, algo de valor que resolva um problema.
Com essa visão, o Marketing Digital tem tudo a ver com os produtores de conteúdo, que no caso, são os especialistas que lançam seus produtos digitais, seus cursos online, que podem ou não estar atrelado a um produto.
Todos os setores do marketing digital utilizam publicidade online para alcançar potenciais clientes, que são os chamados de leads.
Segundo o Ebit, estes mercados movimentou mais de 50 bilhões em 2017. E a Fecomercio SP projeta um crescimento de 15% neste ano de vendas online.
À medida que o produtor de conteúdo, um especialista em um determinado assunto, lança o seu produto virtual, tem a grande chance de entrar para o mundo do mercado de afiliados e encontrar muitos parceiros de negócios para comercializar o seu produto, e o melhor, de forma automatizada.
Esse cenário é o melhor dos mundos. Já Imaginou você ter uma legião de vendedores parceiros? Esse ideal pode representar a aposentadoria, a realização do grande sonho de independência, da liberdade de trabalhar onde quiser, com o que mais gosta de fazer.
Conteúdo de Qualidade é a essência do Marketing Digital
Por esse motivo esse segmento atrai muita gente. Toda essa engrenagem que a internet propicia é simples para quem conhece a lógica dos processos, as estratégias, ferramentas e a cultura que permeia o marketing digital. No entanto, para chegar nessa tal da simplicidade é necessário remar muito.
O Instituto ICS existe justamente para encurtar o caminho de profissionais que estão dispostos a investir nessa rota profissional e mergulhar mais a fundo no marketing digital.
Mas o grande triunfo, a grande sacada que revela mesmo que o Marketing Digital é para Todos mesmo tem uma razão de ser muito simples e direta: Resultado.
Sim, a internet proporciona resultados efetivos, com métricas lógicas, com números exatos. Não existe empirismo neste mundo.
E todos os segmentos e nichos são contemplados por este fantástico mundo que pulsa e flui em função da interatividade e dos relacionamentos qualificados. Eis aí a palavra mágica: qualificação.
Leia-se qualificação como nicho altamente focado. Os produtores de conteúdos, com um bom produto em mão, tem a grande oportunidade de nichar e conquistar grandes resultados.
Este é um dos grandes segredos que reforça a premissa de que o marketing digital tem um vasto campo para crescer nos próximos anos. Se você tem uma qualificação profissional, pronto, eis aí a oportunidade de ouro. Mas prepare-se, será necessário muito trabalho pela frente. Não existe mágica.
Muitos profissionais estão enxergando as oportunidades do marketing digital como uma ponte para a aposentadoria. Com toda essa mudança relacionada à previdência privada, o empreendedorismo digital está dando um salto “quântico”.
Lançar um produto ou serviço na internet, significa também dar um novo significado para a carreira profissional.
Essa possibilidade ganha uma dimensão mais expressiva justamente por que o Marketing Digital permeia todos os segmentos profissionais, desde os artesãos, coachings, músico, até professores de educação física, enfim, todo profissional tem a oportunidade de lançar um “infoproduto” (produtos que se entregam pela internet), tornando-se produtores de conteúdos que atendam a necessidade de alguém, ou como se costuma dizer no jargão do marketing digital, solucione a dor de um determinado nicho.
Estes cenários de crescimento nos inspira a produzir uma série de conteúdos com temas relevantes, abordando os fundamentos desta área profissional.
Considerando que o conteúdo é a essência do marketing digital, existem técnicas de redação e narrativas extremamente poderosas para que o objetivo da “conversão” seja realizado.