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Conheça os Principais Nichos do Marketing Digital

O primeiro ponto para decifrar quais são os principais nichos do marketing digital é necessário ter bem claro o conceito do que é um nicho. Esse tema merece um estudo mais aprofundado e nós do Instituto ICS nos dedicamos algumas horas para apresentar esse conteúdo de forma detalhada.

Mas para tratar o tema de uma forma mais coloquial, o conceito de nicho refere-se a uma determinada área do mercado. Dentro de um segmento existem vários nichos, considerando as especialidades do segmento.

Esse ponto é essencial para a definição das estratégias de marketing digital. A definição de um nicho de mercado é um elemento central do planejamento digital, considerando que ao defini-lo será possível separar as categorias do público de acordo com os produtos e serviços que serão oferecidos.

Então vamos aos Principais Nichos do Marketing Digital. 

Qualidade de Vida

Em nossas pesquisas chegamos à conclusão que Qualidade de Vida é o principal nicho do mercado do Marketing Digital. Esse nicho também pode ser definido como Saúde e bem-estar. 

É bem simples entender os motivos pelos quais este nicho é campeão. Em todas as idades, a vida saudável desperta interesse, com muitas alternativas especificidades, cada qual com especialidades.

Para citar alguns exemplos bem claros de nichos dentro do segmento de qualidade de vida, ou vida e bem estar, destacamos nutrição, fitness, farmácia, fisioterapia, saúde mental, dentre outros.

A busca de um sintoma pode conduzir o internauta a infinidades de possibilidades de soluções. No entanto, quando o tema é saúde e bem estar, este tema exige cuidados especiais para checar a qualidade e autoridade de quem está do outro lado. 

Qualidade de vida tem a ver com estilo de vida. Eis aí um campo muito fértil para explorar técnicas de alongamentos, exercícios e dietas, explorando culturas e técnicas orientais, musicoterapia, fitoterapia, dentre outros campos, incluindo hobbies de jardinagem, plantação de orquídeas, etc.

Moda e Beleza

Este campo é muito rico e próspero no mundo do marketing digital. Alguns estilistas que conseguiram encontrar o jeito certo de lançarem suas coleções valendo-se de técnicas de engajamento e formação de comunidades, ficaram ricos.

Ao conciliar conteúdos relevantes com produtos associados a estilo de vida, os influenciadores de moda e beleza nadam de braçada. Quanto mais nichado melhor.

Muitas estilistas especializadas em roupa feminina para atender jovens a faixa de 19 a 25 anos, por exemplo, encontram um vasto campo para criar seguidoras. A grande vantagem deste segmento é o comportamento das internautas nas redes sociais. São muito animadas em compartilhar e movimentar as redes sociais em seus perfis no Instagram, Twitter e Facebook. 

Quando as próprias clientes transformam-se em embaixadoras da marca, pronto, eis aí o melhor dos mundos. Isso sem contar que as influenciadoras passam a ser grandes aliadas em estratégias digitais.

O campo de moda e beleza está diretamente relacionado com viagens, dicas de spa, academias e muitos outros conteúdos relacionados à estilo de vida.

Estamos abordando esses temas correlatos justamente para ilustrar a importância do comportamento para que as personas sejam estudadas. Nestes segmentos é possível explorar conteúdos que ganham vida no orgânico, no entanto, as estratégias de impulsionamento sempre são bem vindas para lançamentos.

O acompanhamento das métricas é um trabalho que deve ser constante para que novas estratégias sejam elaboradas e testadas. Essa visão é orgânica e dinâmica, envolvendo um trabalho contínuo de copywriter para explorar novas abordagens.

Esportes

Outro nicho de grande impacto é o de esportes. Sim, tem uma ligação direta com o nicho de bem-estar e saúde. Mas pela relevância específica deste segmento, vale a pena destacá-lo, mesmo porque, é um dos segmentos que mais cresce no marketing digital.

A abrangência e relevância deste nicho também está associado a uma série de produtos sejam para atletas e amadores. Imagine a variedade de nichos dentro de nichos, considerando tantas modalidades.

Os esportes envolvem alto nível de especialização. O hipismo, por exemplo, quantas imagine quantas técnicas podem ser compartilhadas para públicos altamente seletos.

E temos também os nichos de esportes radicais. Cada qual com suas tribos e perfis distintos: skate, surf, ciclismo, automobilismo, etc.

As técnicas de treinamentos para esportistas especializados e bem “nichados” também podem ser exploradas como “infoprodutos”. Os seguidores são garantidos.

O DNA dos praticantes de esportes tem tudo a ver com redes sociais, outra vantagem deste segmento, mesmo por que, os temas envolvem paixão, dicas, técnicas e estilos de vida.

Uma das vantagens mais expressivas do nicho esportivo é a variedade de gêneros, idade e classe social. Esses elementos indicam o quanto o marketing digital pode crescer neste segmento de mercado. As técnicas para desenhar as personas apresentam cenários promissores, considerando também tratar-se de nichos que permitem aproximação com técnicas de marketing de relacionamento.

O cuidado do nicho de marketing esportivo é lidar com paixões. A postura de neutralidade é importante para não envolver os fãs mais fervorosos.

Educação 

O nicho educacional ligado ao empreendedorismo é um dos campos promissores para todos os profissionais interessados em aperfeiçoamento e reposicionamento no mercado de trabalho.

Os cursos de marketing digital aparecem como um exemplo claro deste nicho, mas esse tema é muito amplo, incluindo os coaching. 

Para os profissionais focados em concursos públicos, por exemplo, também encontram no ambiente digital fortes aliado. Esta tendência aparece muito claro nas empresas que investem em cursos de EAD. Esta visão confirma a tendência de crescimento da cultura digital na educação em seus mais variados nichos, incluindo o empreendedorismo, ou seja, cursos destinados para quem pretende arregaçar as mangas e investir no próprio negócio.

Quando analisamos o marketing digital no nicho educacional o campo de estudo avança para variáveis de níveis de escolaridade. A busca de ascensão profissional é uma constante em todas as profissões.

Esse tema também está intimamente relacionado com as instituições de ensino que precisam se reinventar para conquistar mercado e fidelizar os alunos. Esse é um grande desafio para as instituições de ensino no aperfeiçoamento do marketing digital como elemento estratégico. 

No nicho educacional existe a necessidade de provar a autoridade e resultados efetivos dos resultados do aprendizado que será compartilhado. Existe aí um contraponto com as técnicas do marketing tradicional.  

O nicho educacional associado ao marketing digital está intimamente relacionado com alto nível de especialização. Outro cuidado do marketing digital no campo educacional é entender a persona que decide. Caso o tema seja ligado a uma formação para jovens, o poder da decisão é dos pais, ou seja, a comunicação deve levar esse elemento.

Já para produtos relacionados a faixa técnica, é necessário convencer os dois. No caso dos conteúdos de nível superior, a persona é o próprio consumidor, que busca uma ferramenta para conseguir se destacar no mercado de trabalho ou até mesmo se reinventar.


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