fbpx

A importância de validar uma ideia antes do lançamento!

Validar a ideia antes de um lançamento significa ganhar muito tempo, menos investimento e melhora de performance. Sabemos que esse não é o perfil dos brasileiros, mas é assim que funciona no marketing digital.

As ferramentas de validação de uma ideia são precisas e nos permitem enxergar as falhas e as necessidades de ajustes antes de lançar um produto.

São as mesmas ferramentas utilizadas por startups. Muita calibragem envolvendo desde o modelo de negócios, gatilhos mentais, até desenho de perfil, nichos, personas e por aí vai.

Para muitos, a tarefa de validar a sua ideia soa como algo pejorativo, no sentido de “eu não acredito inteiramente que isso vai dar certo”.

E aqui mora o maior erro dos novos projetos: não validar!

A fase de ideação, onde construímos o escopo de um projeto é uma boa base para definir os parâmetros de validação para todos os processos do projeto.

Já no início, você pode criar caminhos alternativos de acordo com o resultado apresentado em cada fase desses parâmetros. É uma estrutura lógica e responsiva.

Na prática, como vou validar minha ideia?

Há um ditado muito interessante que diz: feito é melhor que perfeito! Isso mesmo, estamos falando de você colocar a mão na massa e lançar um protótipo inicial, que não envolva tantos custos.

Tecnicamente podemos chamar essa fase como MVP, ou Produto Mínimo Viável. Esse conceito é muito utilizado nas startups para validar uma hipótese. Resumidamente é você criar um produto inicial, lançar para parte do público e com base nos feedbacks que receber, ajusta-lo. 

Validar as hipóteses levantadas auxiliam a construir o produto final, criando uma dinâmica de testes antes do lançamento.

Outro termo técnico é “pivotagem”. À medida que as hipóteses são testadas o projeto pode ganhar um novo direcionamento, como acontece no jogo de basquete, quando o pivô distribui a jogada para criar uma nova dinâmica.

Claro, que toda essa dinâmica se estabelece tendo como fundamento o retorno da audiência, ou seja, o feedback do público-alvo e das personas.

Então, não esqueça do principal dessa fase: converse com o público!

Com uma boa estrutura de avaliação, os riscos para o lançamento oficial do projeto são menores. Inclusive, no mundo digital, todas os exercícios de validações constituem na calibragem dos impulsionamentos e ajustes dos gatilhos mentais dos copys.

O próximo passo é pensar nesse MVP e iniciar imediatamente a produção/lançamento dele. Depois desse primeiro passo, todo o restante do caminho será clareado.


Relacionados


COMENTÁRIOS