
O fenômeno é global. Os influenciadores digitais ditam tendências, comportamentos e criam movimentos de engajamento. Eis aí a palavra mágica deste mundo: engajamento.
Frente às lentes dos seus smartphones, os influenciadores estabelecem grande empatia com seguidores e fãs, construindo comunidades que, por sua vez, atraem profissionais de marketing, responsáveis por direcionar recursos e desenhar estratégias para os seus clientes, marcas e produtos.
Ao ganhar muita força, os influenciadores são assediados para serem a ponte com nichos e segmentos de mercado. O grande diferencial das redes sociais é o diálogo direto e reto com um público selecionado, conectado com conteúdos que fazem sentido no ambiente de interesse.
Com narrativas estruturadas para assegurar autenticidade de pertencimento a uma determinada tribo, os influenciadores inspiram e motivam comentários, curtidas e compartilhamentos, indicadores utilizados para justificar investimentos.
As agências
Os movimentos em torno de ideias e comportamentos tem como matéria prima dois ingredientes: conteúdos relevantes e a credibilidade. Desta forma, os influenciadores ocupam o papel de mediadores com uma dinâmica de relacionamento. Com essa dinâmica, tornam-se profissionais valorizados por marcas e produtos.
Mas existe nesse jogo outros atores. Os profissionais de marketing entram em cena, analisando as métricas e desenhando estratégias para os seus clientes. Nos Estados Unidos, pesquisas apontam que o “influencer marketing” passa a ser considerado a ferramenta mais eficaz para gerar resultados. Uma pesquisa da Tomoson confirma que o marketing de influência direciona mais recursos das campanhas no mundo digital, correspondendo a 22% dos investimentos, seguidos de 17% para busca orgânica, 15% de email marketing e 14% de busca paga.
Com este mercado em alta, os influenciadores são convidados para palestras e eventos, tornando-se celebridades de segmentos específicos.
As marcas capturam esses movimentos e direcionam recursos para esses personagens. O raciocínio que confirma essa tendência é simples: o comportamento dos usuários de produtos e serviços buscam relacionamento e interação com os valores das marcas. E os influenciadores construíram esse vínculo de confiança. Emprestam esse patrimônio para validarem decisões de consumo.
O desafio dos marqueteiros na escolha dos influenciadores é decisiva. Claro que o número de seguidores é um dos elementos essenciais, fator que tem relação direta com audiência, engajamento e aderência com valores. No entanto existe outros pontos a serem levados em consideração.
As estratégias para campanhas que utilizam os influenciadores devem considerar a postura e o perfil do profissional. Uma das tendências do mercado são os micro influenciadores. Não são celebridades com alcance tão expressivo, no entanto, em seus nichos, apresentam destaque. Esses personagens dominam a cena em ações locais e regionais.
Com os resultados em escala regionalizada o mercado para os influenciadores é oxigenado e as métricas de medição do ROI, do retorno do investimento indica que as estratégias de marketing com micro influenciadores faz muito sentido, alcançando números surpreendentes, de 16x. Com esses números é possível afirmar: influenciadores convertem.
Nessa esteira, as agências especializadas em recrutar influenciadores ganham força. Elas entram em cena justamente para encontrar o influenciador certeiro e desenhar as estratégias. Algumas agências especializadas neste mercado revelam o nível de sofisticação deste segmento. Vale a pena conferir: Squidit e Putmeon.top.
Para ter uma visão mais ampla deste mercado, sugerimos navegar no Hub de Influenciadores: Influencer Marketing Hub Hub – confira neste link as 25 principais agências de influencers.
Ao estudar as agências especializadas neste mercado é possível ter uma noção do tamanho deste mercado e do potencial de crescimento. A demanda de análise dos influenciadores são refinadas, levando-se em consideração vários indicadores.
As ferramentas automatizadas permitem medir autenticidade e relevância para mediar os resultados com as empresas e marcas contratantes. Neste momento entram em cena as estratégias e sofisticados sistemas de análises, incluindo também o modelo de negócios dos projetos, com objetivo claro de conversões.
Social Blade é uma plataforma global que rastreia estatísticas de usuários do YouTube, Twitch, Instagram e Twitter. Vale a pena navegar para entender o nível de profundidade das tendências dos usuários.