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5 mentiras sobre o marketing digital

É natural que as pessoas pesquisem muito para tomar uma decisão profissional que tenha o poder de mudar o rumo da sua vida. No caso mais específico do marketing digital, a transformação representa um mergulho, ou no aprofundamento no que a pessoa tem de melhor para ser entregue, e que possa fazer sentido e grande diferença na vida de muita gente, impactando positivamente na história de pessoas, ensinando algo que faça grande diferença.

E nessa jornada de pesquisas e levantamento de informações, a pessoa pode se deparar com algumas mentiras a respeito do marketing digital. 

Cinco dessas falácias são recorrentes. A primeira é que o assunto é muito complexo. A segunda diz que o marketing digital é caro. Já a terceira alardeia que trata-se de um recurso muito caro. A quarta é que não funciona para o seu negócio, e por fim, que é muito concorrido.

Se o estudo do assunto for mais aprofundado em cada uma dessas observações é possível encontrar respostas mais coerentes e que vão demonstrar nitidamente que são inverdades. 

O primeiro ponto que desconstrói essas mentiras é que o marketing digital é um meio, não é um fim, em si. Conhecer os recursos e possibilidades das ferramentas, representa ampliar as possibilidades de criar estratégias de posicionamento profissional de forma estruturada, que permita escalar um produto ou serviço, ou seja, não é oportuno desqualificar ferramentas. O importante é entender a lógica e para que servem. 

 Então vamos desmistificar as 5 mentiras.

Primeira Mentira: Marketing Digital é muito Complexo

Você sabia que todas as plataformas de marketing digital são didáticas e possuem um suporte que atua como que uma consultoria (exemplo o suporte do Google ADS)?

Os tutoriais estão disponíveis tanto nas próprias ferramentas, quanto em vídeos no YouTube. O interessante é que as ferramentas e os conceitos são amplamente abordados e difundidos, incluindo comunidades especializadas.

Na realidade, a construção de um projeto de marketing digital, exige sim, seguir um caminho lógico para evitar retrabalhos e descontinuidades. Estamos falando de um mundo muito dinâmico, que atualiza-se dia a dia. Por esse motivo o papel dos mentores é fundamental para tornar a experiência de construção de um produto ou serviço eficiente.

Neste mundo todos os processos devem seguir uma lógica coerente. E cada caso é um caso. Caminhar com simplicidade dentro da complexidade, ou seja, das várias possibilidades de uso de ferramentas é fundamental. 

As pessoas confundem complexidade com complicação. Muitos projetos, justamente por não entenderem a simplicidade do uso de alguns recursos, tornam-se complicados e geram desgastes. Para evitar esses desconfortos, o Instituto ICS criou um ambiente embasado em um método bem estruturado para acolher empreendedores que buscam decolar suas carreiras.

Segunda Mentira: É muito Caro

Essa afirmação torna-se totalmente infundada por um simples motivo: é possível começar a trajetória do marketing digital com investimentos baixos e ir aumentando conforme se tem resultados.

Se formos ver os níveis de investimentos de produtos consagrados no mercado, obviamente vamos nos deparar com cifras vultuosas. Mas na realidade, todo produto digital não deve começar com altas somas. O trabalho de “calibragem” deve ser conduzido com investimentos baixos para ajustar uma série de aspectos, até alcançar os resultados esperados.

O plano de investimento funciona como um negócio tradicional. O Plano de Negócios de um projeto digital prevê todos os investimentos necessários. Com certeza o maior investimento é o tempo necessário para planejar, produzir conteúdo e colocar o projeto em pé. Mas a grande vantagem de um produto virtual é que, à medida que esteja pronto, os investimentos decrescem, considerando que o valor de amortização ganha escala, ou seja, os recursos são investidos para gerar resultados efetivos de forma altamente lucrativa.

A terceira mentira: é que o Marketing Digital Não funciona para o seu negócio

Claro que funciona. Todo negócio pode ganhar forma comercial com um projeto de marketing digital. Tudo depende de como é feita a “modelagem”, de como é trabalhada a adequação e formatação do produto.

Transformar o seu conhecimento em produto nas redes sociais depende de um estudo de posicionamento da sua marca pessoal e profissional e de como o seu conhecimento pode atender a uma demanda de mercado, mesmo que for algo bem específico.

Existem ferramentas justamente para modelar o projeto. O “Canvas” é um exemplo de ferramenta que auxilia a definir o modelo de negócio. Com o “Canvas” você consegue enxergar com muita clareza como posicionar o seu projeto no mercado e criar um sistema de vendas. 

Atualmente, com o amadurecimento do mercado do Marketing Digital é possível pesquisar exemplos fantásticos de projetos que deram certo e decolaram. Esses exemplos servem também de inspiração e estudos de modelos. Pequenas adaptações podem tornar o seu produto inédito.

Quarta Mentira: É muito concorrido

E se for, até melhor. Esse argumento é totalmente furado no Marketing Digital. As melhores parcerias podem ocorrer com produtos que você pensava que fossem concorrentes. 

A cultura do marketing digital não funciona com a mesma lógica do pensamento linear. Um detalhe do seu produto, ou melhor, os diferenciais da sua visão e segredos, podem tornar o seu projeto único, exclusivo, com grande vantagem comercial.

Essa visão de personalização tem tudo a ver com sub-nichos. No marketing digital um sub-nicho é algo precioso, vale muito mesmo.

Existem técnicas consagradas para acessar mercados de nicho que dão vida à estratégias poderosas. Tudo que estamos falando é científico, longe de empirismo. O Marketing Digital funciona com métricas e exatidão.

A calibragem das abordagens definem as estratégias e narrativas para vender um produto. Acertar o “copy” (copywrite) significa mais conversão, mais leads e clientes qualificados.

Dizer simplesmente que o mercado é concorrido é algo genérico e sem fundamento.  Cada mercado tem a sua maturidade, alguns são realmente mais disputados. A certeza é uma só: tem espaço pra todo mundo.

Quinta Mentira: Precisa ter conhecimento de tecnologia

Muito pelo contrário, o sucesso de um produto digital está condicionado ao foco do produtor no conteúdo. Você pode ser totalmente leigo em tecnologia e aprender a divulgar seu projeto pela internet.

O Instituto ICS desenvolveu um método justamente para que a experiência de lançamento de um produto seja tranquila e siga um roteiro bem planejado, com estratégias desenhadas sob medida para cada nicho.

A proposta é justamente minimizar riscos e conseguir resultados efetivos.


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