
Existem algumas ferramentas que são indispensáveis para um bom trabalho de divulgação na internet. São plataformas complementares. Na internet é assim mesmo que as ações são desenvolvidas.
Vamos falar de 5 delas:
1 – Google Trends: análise e tendências;
Google Trends é um buscador que apresenta resultados das buscas. serve para pesquisar as categorias de palavras quentes.
Com certeza, o Google Trends é uma dessas ferramentas essenciais, principalmente para os profissionais de SEO – Otimização de Sites ( Search Engine Otmization), que tem como atividade principal trabalhar com a inteligência das campanhas, analisando e decidindo o passo a passo das estratégia de marketing digital.
Considerando que a geração de conteúdo é o eixo que estrutura a atração de novos clientes na internet, os “insights”, ou “sacadas” são como matérias primas para calibrar os conteúdos com palavras quentes, levando-se em conta o comportamento e interesse das pessoas.
O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar as palavras chaves nos motores de busca do Google.
O uso do Google Trends deve estar ligado com outras ferramentas para que os resultados sejam satisfatórios, levando-se em consideração estudos do comportamento do público. Neste campo também entra em cena a definição das personas, tudo para entender quais são as informações de interesse de forma precisa.
Em síntese, o Google Trends permite saber quais os temas relacionados para que seja possível criar estratégias. Seja bem vindo ao marketing de conteúdo.
A ferramenta, composta por uma fantástica base de dados e mostra como os temas são procurados nos últimos 30 dias até um ou até mesmo nos últimos 5 anos.
Com base nesses indicadores os insights são apresentados.
Veja na prática:
O que significa
Trends significa tendências em inglês. Foi criado em 2006 para que os usuários possam acompanhar a evolução das palavras-chaves ao longo do tempo.
A partir da pesquisa por palavras, o eixo horizontal mostra o tempo, a partir de 2004 em comparação com o volume ,no eixo vertical.
As pesquisas são muito elaboradas, permitindo buscas realizada nas últimas 5 horas. E tudo é refinado por categorias de segmentações, arte, moda, entretenimento, negócios, enfim, pelas categorias, incluindo imagens, youtube, compras e “web search”, que são as pesquisas tradicionais do Google.
Como funciona
Para o marketing digital e para os negócios, a ferramenta é utilizada para dar ideias de conteúdos e encontrar as tendências, tudo baseado em palavras chaves.
Todo negócio tem as palavras chaves que definem como os usuários buscam os seus serviços e produtos no Google. Nesse sentido, funciona como um radar para informar o crescimento ou queda das buscas relacionadas ao segmento de interesse.
O Google Trends também indica quais são as palavras que são chaves para usar em suas campanhas, para comprar para calibrar as campanhas no Google.
Em nível prático, clique nesse link: https://trends.google.com/trends/. Nem precisa fazer cadastro. Já na primeira página aparecem os temas que têm sido mais discutidos na internet.
Pronto, para navegar basta inserir as palavras de busca na caixa para “explorar tópicos”. Os gráficos facilitam a navegação, assim como é possível explorar os países rolando a página mais para baixo.
O Google Trends também permite comparar palavras e termos semelhantes para ver quais são as mais relevantes.
Mas o grande aprendizado é saber interpretar todos os números e gráficos. Para campanhas de maior abrangência, o Google Trends mostra os interesses por região ao longo do tempo, definindo a popularidade dos termos em escala de 0 a 100.
No trabalho de análises de palavras é importante observar os principais termos em ascensão, com maior aumento na frequência de pesquisas em um determinado período. E tem também o aumento repentino, onde é possível associar a um fato específico.
Por ser do Google, as pesquisas no YouTube também são destacadas, permitindo entender as buscas dos vídeos.
2 – Canva: edição de imagens;
Uma das dicas para criar artes de forma simples é o Canva – https://www.canva.com/.
Trata-se de um editor gratuito para facilitar a vida de usuários que não são profissionais, no entanto, a agilidade e praticidade da solução chama a atenção. Para quem quer criar artes de capa para redes sociais, currículo, infográficos, dentre outras aplicações, vale a pena conhecer.
A vantagem do Canva é sua galeria de modelos ou templates. E tudo pode ser feito pelo celular. É necessário fazer seu cadastro gratuito. Usando as categorias é possível encontrar o modelo desejado para editar as imagens, permitindo alterar o texto, fonte e alinhamentos, especificando core e espaçamento.
É possível salvar no seu celular. Todos os objetos podem ser editados, assim como cor e transparências. Ao concluir, basta compartilhar, escolhendo o formato que for compartilhar.
3 – InShot: edição de vídeos;
Você pode encontrar o InShot na Play Store ou na App Store com o nome Editor de Vídeo e Foto Música. É uma boa dica para iniciar suas edições de vídeos.
A simplicidade é um dos atrativos desse aplicativo, justamente por se intuitivo. Basta selecionar um vídeo que pretende usar para a partir daí, começar o projeto, disponibilizando várias ferramentas para edição, com tela cheia, alteração de fundo, girar e mexer o volume.
Após deixar o vídeo do seu jeito, basta ir em “Salvar” e escolher se você deseja manter o rascunho para editá-lo no futuro. Por fim, basta selecionar a qualidade em que deseja ter o vídeo. Além de vídeos, você ainda poderá editar suas fotos e colagens de imagens.
A versão grátis contém alguns anúncios, mas nada que atrapalhe o uso do programa. Além disso, o logo do aplicativo fica aparecendo no vídeo, e caso deseje que ele desapareça, basta comprar a versão completa.
4 – MailChimp: envio de e-mails;
Na realidade, todo projeto de marketing digital adquire musculatura quando existe conversão. Para gerenciar o relacionamento e traçar estratégias para entregar um infoproduto é necessário ter uma ferramenta para fazer a gestão das listas dos “leads”.
Dentre as ferramentas, destacamos o Mailchimp. Além de simples, essa plataforma é robusta, com excelente recursos que vão além do envio de e-mails, oferecendo várias funcionalidades e aplicações para estratégias, reconhecida como a mais utilizada por agências no mercado, segundo Tech Trends 2018.
A plataforma até parece complexa para os leigos, mas à medida do uso, a facilidade vai ganhando forma com uma série de vantagens.
A configuração de layouts de e-mails de forma segmentada em listas de contatos é uma dessas facilidades, principalmente quando a estratégia for automatizada, permitindo disparos de forma integrado com outros serviços. E o amadurecimento da ferramenta se dá desde 2001, quando uma agência de Atlanta (EUA) resolveu criar algo mais simples e funcional do que os sofisticados e caros softwares de disparo de e-mail marketing.
Com a visão de ser uma ferramenta para pequenos negócios que o Mailchimp foi se popularizando e atualmente está consolidada no mercado mundial.
Com o advento das metodologias e popularização do conceito de funil de vendas, o Mailchimp aproveitou o embalo para desenvolver aplicações de integrações com outras plataformas de redes sociais a exemplo do Instagram, Facebook, Google Ads, dentre outras páginas de captura, tudo para facilitar a experiência dos usuários.
Com essa visão surge um novo conceito: “all-In-One Marketing Platform for Growing Business, cuja a tradução é plataforma de marketing completa para negócios em crescimento.
Mas quando falamos em internet, a ideia de crescimento está diretamente relacionada à escala, ou seja, mesmo para empresas de grande porte, ao lançarem um novo produto ou serviço, a plataforma apresenta a robustez necessária para gerir listas de leads de forma orgânica.
E-mail Marketing
Quando falamos em e-mail marketing dentro da visão do marketing digital a funcionalidade principal é a configuração de campanhas de forma automatizada, tendo sempre uma landing page, ou página de aterrissagem como destino.
Mas a evolução do sistema também permite a gestão de um CRM de forma mais completa. A essência de uma plataforma de mail marketing é gerenciar os resultados das campanhas de uma forma mais completa. Cada post deve ser monitorado e o relacionamento automatizado, visando as entregas de iscas digitais é feita pela plataforma específica.
Conforme o plano são liberadas as funções:
- Ferramenta de CRM;
- Segmentação de listas de contato;
- Criação de listas de públicos semelhantes (lookalike);
- Personalização de e-mails;
- Automação de envios de e-mail marketing;
- Testes A/B para e-mail marketing;
- Criação de formulários de cadastro;
- Criação de landing pages;
- Criação de publicações em redes sociais e anúncios na web;
- Mais de 100 templates para e-mails e landing pages;
- Editor de imagens para campanhas de marketing;
- Integração com outras plataformas de marketing e gestão;
- Relatórios de desempenho;
- Dicas e insights de otimização das campanhas.
Conforme o projeto de marketing ganha musculatura os planos vão se adequando, tendo como parâmetro o número de disparos, Para um iniciante é possível fazer uma degustação de 10 mil e-mails por mês.
As ações dos leads são monitoradas e podem ser encaminhadas para páginas específicas: de boas-vindas, abandono de carrinho, transações efetivadas, dentre outras.
Mas os anúncios de remarketing e a customização de templates somente são possíveis com planos pagos.
O primeiro passo para usar o Mailchimp é criar uma conta. Depois de informar os dados e fazer a verificação, você deve escolher o plano e, caso escolha uma opção paga, informar os dados de pagamento.
5 – Estúdio de Criação: agenda publicações;
Como o próprio nome sugere, Estúdio é um ambiente que oferece as condições para publicar, gerenciar e medir resultados.
Prepare-se para navegar nestas páginas:
- https://www.facebook.com/business/
- https://business.facebook.com/creatorstudio/?mode=facebook&tab=home&collection_id=all_pages
- https://business.facebook.com/creatorstudio/
Todas as ferramentas do Facebook e Instagram são encontradas no Estúdio de Criação, que tem como propósito maior gerar conversão, sempre oferecendo novos recursos e oportunidades.
Com esse conceito os usuários têm acesso a ferramentas com funções administrativas que permitem gerenciar conteúdos de forma integrada.