
Em um negócio digital, a boa comunicação com o cliente é fundamental para que você consiga desenvolver um relacionamento efetivo e aprimorar os resultados.
Ao seguir estes passos, você conseguirá ter um desempenho muito melhor nesta área e verá como seu negócio pode crescer com estes 3 passos.
PASSO 1 – VOCÊ NÃO É SUA PERSONA
Uma das principais dificuldades para os iniciantes no Marketing Digital é reconhecer que não é a própria persona.
Isso causa grandes dificuldades, porque você pode misturar aquilo que você pensa com o que a sua persona, causando empecilhos que podem impedir o crescimento dos seus resultados.
Você é você, ou seja, você possui seus gostos, suas preferências, seus medos, defeitos e qualidades e raramente a sua persona irá ser exatamente como você.
Fica muito mais difícil vender se você estiver se colocando como persona, porque ela deve ter um perfil estabelecido para que você saiba exatamente o que criar e postar.
PASSO 2 – DEFINA A SUA PERSONA CORRETAMENTE
É importante perceber que uma persona é a base para o seu negócio e se você se misturar a ela, você não pode proporcionar aquilo que ela deseja e sim aquilo que você acha.
Para deixar as coisas mais claras, vamos exemplificar da seguinte forma:
Você não gosta de cachorros e sua persona sim. Para você, cachorros cheiram mal e te incomodam, para a sua persona não há incômodo nenhum com os cães, pelo contrário, ela gosta muito deles.
Se você não se permite postar conteúdo relacionado aos cães, você não atende às expectativas e preferências da sua persona.
A relação de confiança, empatia e proximidade entre você e seu cliente em potencial não é desenvolvida, o que pode gerar um baixo desempenho no seu negócio.
Isso faz com que tudo se torne mais difícil, pois você está baseando suas ideias, seus conteúdos, seus produtos e serviços no seu perfil e não no de quem interessa para o seu negócio.
PASSO 3 – PESQUISE
Se você realmente quer crescer e conquistar novos patamares no Marketing Digital e se tornar uma referência para o seu público, pare agora mesmo tudo o que está fazendo e faça uma pesquisa sobre quais são as suas personas.
Para fazer esta pesquisa, basta buscar informações dos seus próprios clientes. Quanto mais específico você for, maiores serão as chances de vendas.
Se possível, converse com pessoas que já é seu cliente e colete as opiniões delas sobre o assunto.
Você também pode realizar pesquisas através da internet, em comunidades do facebook, google e etc, visualizar comentários que fizeram a respeito da sua concorrente.
Depois de conseguir reunir o máximo de informações, crie uma persona e foque nela, somente nela, assim você poderá aumentar suas vendas e desenvolver melhor o seu negócio.
Se você ainda não sabe o que é uma persona, leia no nosso blog gratuitamente o que é uma persona e para que serve: