
Muitas pessoas possuem dúvidas se realmente devem seguir ou não um funil de vendas. Ao final desta leitura você mudará totalmente sua concepção e vai sanar todas as suas dúvidas! Descubra os dois principais motivos agora mesmo:
1 – VOCÊ TERÁ UM NORTE
Não seguir um planejamento pode prejudicar o rendimento do seu negócio, pois, se você não sabe para onde ir. Você pode acabar fazendo qualquer coisa e seguindo qualquer direção, sem garantias de alcançar um bom desempenho.
Isso faz com que você se sinta perdido, ou pior, você pode até mesmo acabar procrastinando o seu negócio por achar complicado ou confuso.
Por isso, obter uma estratégia de negócios é fundamental para que você tenha um caminho pré-estabelecido. Uma das melhores formas para traçar essa rota e seguir seu plano é usar um Funil de Vendas.
Através dele, você tem um norte específico do seu negócio, você age de maneira organizada seguindo cada etapa do funil para conquistar um bom rendimento.
2 – CONSIGA RESULTADOS
O Funil de Vendas consiste em Topo, Meio e Fim. No topo está o momento em que você toma passos iniciais para capturar leads e fazê-los seguir o processo de afunilamento, ou seja, irem para a próxima etapa:
O Meio é o momento em que você passa a desenvolver maior aproximação entre você e o seu cliente em potencial. Caso consiga, haverá maior chance do lead ir para a última fase:
O Fim do funil se trata da venda em si, quando se quebra objeções e se oferece o produto como solução da dor de sua persona.
Ao seguir estes passos, você consegue ter uma direção durante o trajeto e fazer com que o seu cliente te acompanhe sem imaginar que está em um processo de compra.
Para exemplificar, vamos usar uma empresa fictícia digital:
Maria Cake é uma empresa digital que oferece receitas gratuitas (topo do funil – etapa de conquistar, chamar a atenção do cliente).
Em uma das páginas do site, a pessoa tem a opção de baixar um ebook gratuito, para isso, ela precisa deixar seu email e nome para contato (assim, a pessoa passa a ser um lead e já está no meio do funil).
Já com esta forma de entrar em contato com o lead, a empresa envia constantemente conteúdos gratuitos para ele e mantém esta relação que cria proximidade através do próprio email.
Por fim, a empresa oferece um produto e o lead tem maior chance de comprar porque confia na empresa (final do funil).
Se você perceber bem, o funil foi seguido fielmente para que se conseguisse a venda, mas o foco não era a venda em si e sim o cliente.
A venda foi apenas uma consequência natural deste processo. Por isso, é tão importante seguir um Funil de Vendas.
No link abaixo, há mais conteúdo relevante sobre o funil de vendas, vale a pena conferir para o desenvolvimento do seu negócio: